quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sonho lúcido e crise de crescimento


 

Integral. A pessoa, o sonhador, o homem integral é o somatório da vigília ativa mais a vigília onírica. Nós alcançamos a personalidade integral através de etapas na vida. Naturalmente aparecem alguns bloqueios, e o sonho lúcido é a melhor maneira, método, meio de vencer, eliminar, ultrapassar, superar, esses bloqueios.

Bloqueios. Esses bloqueios, manifestam-se, aparecem, materializam tanto na vigília onírica como na vigília ativa das mais diversas maneiras, formas, jeito:

 

  1. Trauma;
  2. Pesadelo;
  3. Lugares feios;
  4. Doenças;
  5. Desanimes;
  6. Sonhos esquisitos,
  7. Depressões;
  8. Sonhos fantasiosos;
     
    Crise .  Podemos ver que, na realidade, esses bloqueios, são crises de crescimento, uma espécie de prova iniciática natural, autóctone, intraconsciencial, em que a pessoa para alcançar uma etapa superior da vida tem que passar por essas crises.  Nem sempre essas etapas a serem vencidas, necessariamente tem que vir através dessas crises dramáticas. Na experiência da quase morte, geralmente a experiência é agradável, positiva, salutar, benéfica.
    Etapas. Podemos então fazer uma iniciação onírica, ou seja provas de etapas de crescimento em que nós nos deparamos com certos obstáculos. Estamos vencendo os bloqueios, passando por crise de crescimento.
    Tipos. Essas etapas podem ser de doi tipos:
     

  1. Espontâneas sem a participação ativa o sonhador lúcido ou não lúcido
  2. Induzidas com a participação ativa, verdadeira do sonhador lúcido mais avançado.

 

Interiores. No livro "Sete Viagens Interiores" a autora conta uma série de sonhos muito vividos, durante anos,  em que passa por uma série de experiências dramáticas nos sonhos, mas que fazem parte de experiências necessárias para o crescimento dela.

 

Referencias Bibliográficas e fontes de pesquisa

 

  1. Aquino, Otavio – Teoria e prática dos sonhos lúcidos – 1995 – Editora XAMA
  2. White, Ruth e Swanson, Mary - Sete Viagens Interiores – 1978 – Editora vozes
Otávio Aquino

Nenhum comentário: