terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sonho lúcido máximo

Sonho Lúcido Máximo. "Estou saindo do quarto, indo para a cozinha. Encontro no meu bolso direito da calça uma caneta. Na cozinha, estão a minha mãe e a minha irmã. Depois da primeira caneta, saiu outra caneta azul esferográfica. Saíram outra e outra. Fiquei maravilhado com aquilo. Resolvi mostrar para elas as várias canetas que tinham saído e continuavam a sair do meu bolso. Daí, intuitivamente e instantaneamente, compreendi que era um sonho; também tive a intenção de não pensar muito nisso, não me afobar, não me excitar, para não perder a lucidez ou acordar de vez. Fiquei assim alguns segundos e estava quase acordando, ou ainda, o sonho passou por uma fase em que eu estava na cama. Não me excitei para continuar o sonho. Estava calmo e sereno. Comecei a fazer movimentos diferentes e acabei caindo suavemente no chão em cima de umas cobertas, o que me convenceu ainda mais do caráter onírico da experiência. Decidi não interferir em nada, ser um observador passivo. Novamente me movimentava afastando da cama. Vi várias pessoas e particularmente três jovens em idade militar, mas essas pessoas parece que não me viam. Os meus movimentos corporais estavam muito parecido com o de um bebe e, tenho a clara consciência disso. Agora eu estou em uma espécie de corredor, já com todos os pensamentos, consciente de que era um sonho lúcido. Ouvia mentalmente ditos populares do tipo "a palavra vale prata, o silencio vale ouro". Nesse corredor eu fui parar na rua dos Estudantes na Liberdade. Eu estava andando muito calma e tranqüilamente. A rua estava bem movimentada e, esbarrei em uma pessoa. Era um homem moreno, baixo, do tipo nordestino, uns 35 anos, com cara de quem pertence a classe C; em silêncio fiz várias mesuras a ele, me desculpando pelo esbarrão, sempre consciente de que era um sonho. Os detalhes eram incríveis, muito mas muito real mesmo e nítido. Eu estava usando um blaser preto estilo inglês e gravata. Andei mais um pouco e sai na Av. Paulista. Parei de fronte a uma árvore e fiquei olhando as suas folhas, como um sonhador lúcido tinha feito uma vez. Fiquei observando a semelhança com o nosso mundo, a consistência, detalhes, a vivacidade. Estou impressionado mas sem me excitar muito. Ando mais um pouco, bem calmamente e em passos lentos, chego perto de uma banca de jornal. Incrível a riqueza de detalhes. Primeiro o que me chama a atenção é um cartão postal em que está o meu irmão, como maestro de uma banda. Em seguida vejo outro cartão postal em que estou de terno preto entregando um trofeu para ele. Outro postal em que estou com uma roupa cheia de condecorações. Calmamente procuro a seção de revistas. O meu irmão aparece cómico como sempre. Ele está sem camisa. Olho para outra revista e leio claramente ela, os detalhes são incríveis. Resolvo fazer uma experiência: ler as manchetes dos jornais para ver se conseguiria ler alguma noticia do que poderia acontecer, um caso de premonição, mas não consegui ler, ficou tudo embaçado. Ouço uma música no ar, um coro do tipo de suspense. Vejo pessoas correndo e apareceram soldados do exército, que abriram fogo, bem real mesmo, só que eles metralharam sem apertar o gatilho. Eu brinco. "Eles estão usando telecinesia". Sabia que era uma falha do sonho. Mas sai correndo em direção oposta ao dos soldados que ficaram apenas em um limite, e não passam de lá. Um dos soldados disse: "É ruim passar por aqui", em tom muito agressivo. Com meus botões fiquei pensando no significado daquela dramatização. Continuo andando com o meu irmão e agora estamos em uma espécie de loja de objeto de artes. Quero prestar uma atenção especial nos objetos, coisas pequenas como xícara, porcelanas etc.. Quero prestar bastante atenção nos detalhes. Neste ponto sinto que o sonho acabou, não faço esforço para manter o estado de consciência no sonho. Acordo, isto é entro na vigília ativa."
Ponto Este é o sonho lúcido máximo ou sonhos lúcido do ponto 6, onde o sonhador lúcido sabe que está sonhando o tempo inteiro e controla o sonho plenamente. De uma forma ou de outra.
Características Este sonho lúcido está cheio de características de um sonho lúcido e temos outros fenômenos ligados aos sonhos lúcidos. Vamos analisar criteriosamente todos. essas características.
a) Ponto de incongruência: Quando saíram muitas canetas do meu bolso, canetas demais para estarem em um bolso, compreendi que era um sonho, é o ponto de incongruência ou estranheza e que nos permiti alcançar a lucidez nos sonhos.
b) Quarto dos sonhos: o sonho passou por uma fase em que eu estava na cama...Acabei caindo suavemente no chão em cima de umas cobertas o que me convenceu mais ainda do caráter onírico da experiência. O quarto que eu estava era o famoso quarto dos sonhos, mais uma fase dos sonhos.
c) autocontrole do corpo dos sonhos: apesar de estar maravilhado com a experiência, tive a intenção de não pensar muito nisso; decidi não interferir em nada, ser um observador passivo; de não me afobar, de não me excitar. Estava calmo e sereno. Eu estava andando calmamente e muito tranquilo, etc.
d) estava consciente de que era um sonho: intuitivamente e instantaneamente, compreendi que era um sonho; consciente de que era um sonho lúcido; sempre consciente de que era um sonho; sabia que era uma falha do sonho.
e) controle dos sonhos: andando calmamente e muito tranquilo; olhar os detalhes; ver os cartões postais; ler as revistas, tentar ler as manchetes do futuro, observar os detalhes das porcelanas.
d)outros fenómenos: entrarconsciente no estado de sonho; sair consciente do estado de sonho, mudança de cenário, tremenda realidade dos detalhes, seguir o enredo dos sonhos.
Típico. Este é um típico caso de sonho lúcido arrasa quarteirão, big sonho lúcido; ponto 6 ou sonho lúcido máximo, onde o sonhador está inteira e plenamente consciente de que é um sonho, vigília onírica. Este ponto 6 é o portal para o completo domínio dos sonhos, hão dá para se dizer o que se pode fazer com o sonho lúcido máximo. Imaginem uma pessoa tendo em média quatro sonhos desse por noite,r 7 dias por semana, quatro semanas por mês e 12 meses por ano.
Laberge. "Eu estava com um amigo, andando por uma trilha de montanha que subia gradualmente. Tanto quanto conseguia ver, a única coisa em movimento era a neblina silenciosa que ocultava os picos misteriosos. Mas de repente nos vimos diante de uma ponte estreita que atravessava precariamente um abismo. Quando baixei os olhos para aquele abismo sem fundo sob a ponte, fiquei tonto de medo e incapaz de continuar. Nisso, meu companheiro falou: ?'Sabe, Stephen, você 'não precisa' ir por esse caminho. Pode voltar por onde viemos" e apontoou para trás, para o que me pareceu uma distância enorme. Mas nesse momento passou pela minha cabeça o seguinte pensamento: se eu ficasse lúcido, não teria motivo para ter medo das alturas. Uns segundos de reflexão foram suficientes para eu perceber de que fato estava sonhando. Recuperei a confiança e consegui atravessar a ponte e acordar."
Controle .Neste relato é um sonho lúcido típico ou sonho lúcido máximo. Ao atravessar a ponte após vencer o medo, LaBerge usou o controle dos sonhos de forma plena. Ele poderia ter utilizado outros métodos, mas preferiu apenas atravessá-la andando!
Classificação. A minha classificação dos sonhos vai de l a 7. No sonho ponto l temos o sono sem sonho, ou sonho sem sonho, o sonho conjunto vazio. No ponto 2 temos o sonho filme, nos vemos na teceria pessoa. No ponto 3 temos o sonho-ator, interpretamos papeis no enredo só sonho, nos vemos na primeira pessoa do singular. No ponto 4, temos o sonho lúcido mínimo, no ponto 5, temos o sonho lúcido médio (. No ponto 6 temos o sonho lúcido máximo e, no ponto 7 temos o sonho lúcido sem sonho, um sonho especial em que se caracteriza pela completa ausência de qualquer coisa, mais ou menos como no interior de um buraco negro, mas que é o ponto principal de tudo.
Mesclagem. Além dessa classificação uma outra coisa que nos interessa é a mesclagem dos sonhos. Em um sonho podemos mudar instantaneamente de cenário e de posição do sonho de tal forma que temos um continuum do sonho. Traduzindo em miúdo, podemos sonhar com o Pato Donald conversando com a gente, mas somos outro e, entramos em vivenciar um papel, conseguimos alguma lucidez, ampliamos, mais, chegamos ao ponto 7 e vamos para outra seqüência.
Lúcidos. Falando em termos estritos de sonhos lúcidos, nós temos apenas o sonho lúcido mínimo ou peso pena, médio, peso médio e os sonhos lúcidos máximo ou peso pesado. Assim o sonho lúcido peso pena abrange os sonhos sem sonho, filme, ator e mínimo. O sonho lúcido máximo abrange o sonho lúcido máximo e o sonho lúcido sem sonho, que é um caso especial de sonho lúcido máximo. Com isso percebemos que todo mundo é sonhador lúcido mínimo, no mínimo.
Lucidez. Podemos perceber claramente que a lucidez aparece do quarto ponto em diante. O objetivo só sonhador lúcido é obter cada vez mais lucidez e uma maior controle dos sonhos. Podemos utilizar essa classificação para acompanhar o nosso desenvolvimento da lucidez de uma forma simples e elegante, como eu tenho aplicado. Basta saber se você tem mais sonhos lúcidos mínimo do que comum e, mais sonhos lúcidos médio e máximos que mínimo, Para os mais perfeccionistas pode-se usar o critério da numeração. Assim poderá ter sonhos 4,1; 4,2 e assim por diante.
Conteúdo. Em termos de classificação dos sonhos podemos ter quanto ao conteúdo: sonho: sexual, sonho simbólico, sonho paranormal, sonho transcendental, sonho de resolução de problema, sonho criativo, sonho inspiracional, sonho de voo, sonho compartilhado, sonho de cura, sonho complexo, sonho de prosperidade, etc. Para ter sonhos lúcidos basta acrescentar sonhos lúcidos assim temos o sonho lúcido simbólico mínimo, o sonho lúcido simbólico médio e o sonho lúcido simbólico máximo.
Falso. Sonho"Acordo. Levanto. Vou ao guarda roupa escolher a roupa que vou utilizar no dia de hoje. Depoisacordo de verdade. Foi um falso despertar."Falso despertar também conhecido como despertar enganoso é um do fenômenos dos sonhos lúcidos. O pior falso despertar é aquele em que você que anotar um sonho e depois descobre que estava sonhando! Mas tem um pior, em que você sai de um sonho lúcido e se acha no seu quarto de dormir pensado que acordou de um sonho lúcido, mas apenas está em um falso despertar. Há também falsos despertares sucessivos. Certa vez, passei por quatro falsos despertares até acordar realmente.
Pré-Sonho. Ao lado desse fenômeno nós temos o pré-sonho lúcido que é pior ainda, pois você desconfia que é um sonho, mas na hora H se deixa levar pelo sonho. Lembro-me que uma vez em um sonho, estava num ônibus e testei se era um sonho, e cheguei a conclusão falsa de que não estava sonhando.
Imagens. Ligado aos sonhos nós temos as imagens hipnogógicas e hipnopômpicas. As primeiras se referem aquelas imagens que aparecem quando começamos a entrar no sono. Essas imagens são ótimas para conseguirmos sonhos lúcidos. Quando perguntei aos sonhos o que deveria fazer para melhorar os meus sonhos lúcidos parte da resposta foi aumentar minha dedicação às imagens hipnagógicas.
Stack. Rick Stack desvreve o seguinte sonho lúcido. "Vi-me sentado a uma mesa numa sala que não reconheci. Na mesa havia muitas pessoas, inclusive eu próprio. Eu estava completamente acordado e sabia estar fora do meu corpo físico. Estava fascinado por ver como tudo parecia totalmente real. Essa sala era percebida como tão real quanto qualquer outra onde eu estivesse até hoje estado. Eu era eu mesmo e sabia que era eu mesmo; e, no entanto, eu era algo mais, de um certo modo. Senti-me como se estivesse fundido com outro e mais vasto aspecto só meu eu. Comecei discutindo com as pessoas da mesa sobre a parcela de mim mesmo que habitava na realidade física normal. A discussão gravitou em torno do comportamento e características do meu eu físico. O eu com que me fundira nesse estado parecia ter acesso a uma perspectiva mais esclarecida e sagaz do que aquele que eu normalmente possuía. Parecia saber uma grande quantidade de coisas que eu ignorava; mas agora, que estávamos juntos, algum de seus conhecimentos pareciam-me acessíveis. Eu não estava separado desse eu. Esse eu era eu. Era deveras estranho estar sentado a uma mesa não física que eu sentia ser tão física quanto qualquer outra na Terra e ouvir me descrevendo e analisando calmamente o meu eu físico normal com um nível de discernimento que parecia exceder facilmente aquele que eu estava habituado."
otavio aquino

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