quinta-feira, 31 de julho de 2008

Onirodesperdicidade


Definição. São os inúmeros sonhos mínimos, comuns, triviais, que compreendem, fazem parte da nossa biografia onírica, do nosso organismo como uma espécie de apêndice. São necessário em determinada fase da nossa vida mas depois tornam-se um incomodo.
Conteúdo. Os nossos sonhos, isto é, a paisagem, o enredo, os personagens, a duração, ou seja, o conteúdo dos sonhos reflete a nossa personalidade. Sonhamos o que somos diretamente nas imagens oníricas positivas e indiretamente nas imagens oníricas negativas.
Ocorrência. O que ocorre é normalmente, por diversos motivos, multicausal, multimodal, multifatorial, nós temos sonhos triviais, muito triviais mesmos, sonho-desperdício, que varia de sonhador para sonhador, ou com o mesmo sonhador períodos diferentes em sua vida.
Meio-ambiente. Nascemos em um ambiente físico, geográfico, social, cultural, psicológico. Por outro lado esse mesmo meio ambiente psíquico é determinado, imposto.
Corolário. Como corolário desta situação desenvolve-se uma série, quase que infindável, de experiências oníricas simples, imaturas, caseiras, burlescas, que analogamente, são impostas pela nossa sociedade imatura e pela nossa simbiose quase que perfeita com essa mesma sociedade.
Produto. São experiências oníricas de enredos simples e de pouca lucidez, que pode habituar mal a nossa inteligência comum em geral e a nossa inteligência onírica em particular.
Inteligência. A inteligência onírica é como todas as inteligências se não for trabalhada pode "enferrujar". A inteligência como um todo, de forma geral, pode ser afetada, em virtude, por razão de desuso de parte dela.
Triviais. Imagine uma pessoa sonhar a vida toda só com sonhos triviais, desperdiçando o seu potencial onírico latente, e isso acontece muito mais do que nós pensamos.
Pergunta. Afinal quantas pessoas, agora, estão pensando em desenvolver a sua inteligência onírica?
Estatística. Estatisticamente muitas dessas experiências oníricas banais são reflexos dos nossos interesses no dia a dia. Qualquer tipo de preocupação por mais tempo permaneça, em nossa esfera psíquica, tenderá a produzir sonhos nesse sentido.
Cultivo. Por outro lado se não houver um cultivo dos sonhos
Alimentação. Por sua vez poderão ser alimentadas quanto mais nos afixemos nessas preocupações.
Desperdício. Em termos oníricos é um desperdício real, verdadeiro, completo, esse conjunto de sonhos comuns.
Lucidez. Não pensemos em termos de lucidez, oniroconscientização, na maturidade onírica, que com isso o negócio fica mais complicad. Para o sonhador lúcido os sonhos triviais não lúcidos são uma cosntante provação.
Explícita. Estamos de tal sorte enredada nestes atos de imaturidade onírica explícitas, que nem nos damos contas desta situação.
Compensação. As pessoas, desenvolvem sonhos de compensação pobres, magros, raquíticos, inexpressivos, incompletos, haja vista que se o sonho é indispensável à saúde mental, a lucidez onírica é fator primordial para o desenvolvimento de uma personalidade saudável, completa, hígida, positiva, madura, realizadora, responsável.
Combate. Portanto para controlar desperdício onírico e a conseqüente produção seriada constante de sonhos lúcidos, sonhador tem que se concentrar no seu desenvolvimento onírico, sua educação onírico, na procura constante de aumentar sua lucidez alcançar a sua maturidade onírica, através de técnicas, cursos, testes, exercícios, tentativas e erros, disciplina, força de vontade, motivação, utilização de instrumentos, equipamentos, maquinas, é uma parte para conseguir essa finalidade. Os resultados são excelentes e muito positivos para o sonhador
Otavio Aquino

Nenhum comentário: